Um acampamento a beira-mar no Oceano Pacífico

19 01 2010

Depois do primeiro banho de mar no Pacífico, com direto e a por de sol e tudo, dormimos em Mollendo e no dia seguinte saímos do balneário para chegar a Nazca, a uns 450 km, onde a grande a atração do nosso grupo era conhecer as famosas linhas esculpidas na terra. Elas formam desenhos gigantescos, mas os mesmo só são visíveis do ar e alguns deles do mar.

Ainda precisávamos nos encontrar com parte do grupo de expedicionários formado por Carlos, Leane, Isadora, Daniel e Lúcio num carro e Milton, Jeanette e Synthia em outro, que haviam seguido de Arequipa para o porto de Illo, mais ao Sul do Peru. Para o porto de Matarani, seguiram Leo, Kiko, Peter, Carla e Patrick, além de Baron e Cláudia. O ponto de encontro dos expedicionários foi em Camaná, outro balneário a beira-mar pouco mais a frente em direção ao norte de Mollendo e a aproximadamente 160 km.

Aproveitamos o dia quente de sol para uma parada em Camaná, com direito a almoço variado de frutos do mar, cheviche, arroz com frutos do mar, peixe à milanesa (tudo com papas fritas e arroz) e ainda um prato especial da casa que misturava cheviche, polvo, marisco e lagostim. Os que chegaram antes aproveitaram ainda para um banho de mar, com água muito gelada e ondas fortes.

Depois do almoço e um pouco de discussão sobre a situação do Peru, seguimos viagem em direção a Nasca. Novamente no meio do deserto e costeando o mar. A paisagem em toda essa região do Peru é árida, mas com alternância de cores. Muitas pedras, areia, montanhas, quase nenhum verde, embora ao longo do caminho tenhamos encontrado, próximos às cidades litorâneas algumas grandes plantações de arroz, frutas e a famosa batata.

O deserto ocupa uma faixa ao longo da costa norte do Peru junto ao Pacífico, logo ao sul da cidade de Piura. Ele se estende desde a costa cerca de 100 km para o interior até os cumes secundários do Andes. A área total do deserto de Sechura é 188.735 km².

O dia foi chegando ao fim e ainda estávamos na estrada, o projeto era acampar próximo ao Porto de San Juan, um outro porto pesqueiro e de exportação de minério de ferro, cuja estrada integra o trecho 1 da Rodovia Interoceância. Passamos pelo balneário de Yauca, na costa litorânea e pensamos em acampar lá enquanto ainda restava um pouco de luz do dia para montar as barracas, mas apesar de estarmos em pleno deserto peruano, onde chove muito pouco durante todo o ano, havia uma extensa maresia e umidade do ar, que quase abortou nossa missão. Depois de pegar informações com guardas rodoviários, buscamos um lugar pra ficar em Las Lomas,

Já estava escuro e Las Lomas acabou nos servindo abrigo, buscamos uma pousada, acho que a única da cidade e a dona queria cerca 100 soles por cada quarto, sendo que não havia acomodações para todos. Também na hora fomos surpreendidos por um apagão de energia na pequena cidade. Às escuras tentamos negociar com senhora da hospedaria, que não foi muito flexível, então a decisão acertada foi acampar a beira-mar.

Las Lomas é um balneário em forma de uma pequena península, então em ambos os lados da cidade havia praias, optamos por um lugar já quase na saída da cidade, onde outros campistas costumam ficar à beira-mar. Apesar do céu estralado, não tínhamos como avaliar se o lugar na areia era seguro, então, como numa espécie de milagre achamos um local todo cimentado, uma espécie de mirador nos salvou. Tinha espaço seguro para barracas e carros. Foi onde nos instalamos.

Depois de armada as barracas o próximo passo era escolher o menu da janta, já que todos estavam esfomeados. Em camping a praticidade predomina então a opção foi um arroz com lingüiça. Com um dia cansativo de estrada ninguém estava a fim de muito papo, então ajeitamos o que era possível ajeitar no carro, para que não ficassem dando “sopa” aos amigos do alheio e fomos dormir. A maioria se contentou com o chamado banho de gato, feito com lencinhos umidecidos. Pros mais chiques chamamos isso de banho à francesa. Au revoir!

Fotos: http://picasaweb.google.com/expedicaointeroceanica/150110LasLomas?feat=directlink

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: