A Culinaria Peruana

4 02 2010

Considerada uma das 5 mehores do mundo, a culinária peruana é muito diversa. Dependendo do bolso, o brasileiro pode provar uma diversidade de pratos. Na região mais fria, o melhor são os caldos ou sopas: Chairo, Timpu de cabeça de Cordeiro. É muito comum, para enganar o estômago, comer um “Choclo com Queso” = Milho com Queijo. O milho é do Vale de Urubamba, e é diferente daqueles que já conhecemos no Brasil, por ter um grão muito grande, com o qual se preparam muitos pratos saborosos que vale a pena provar.

Se quiserem comer peixes, o melhor é deixar para quando cheguem ao litoral. Provem o Ceviche ou Cebiche: de peixe ou com mariscos. O Cebiche no Peru tem fama internacional pelos seus temperos e forma muito especial de preparar. Comam a Jalea de Mariscos, a Corvina a lo macho, Choritos a la Chalaca (mexilhões), tiraditos… e muitos outros!

A melhor cerveja é a CUZQUEÑA,  muito boa por ter sua água vinda dos Andes. Tomem Chicha Morada e o onipresente refrigerante: INKA KOLA. Caso prefiram outro refrigerante, procurem o substituto da Coca Cola, que tem o nome de KOLA REAL: mais barata, em maior quantidade, e mais saborosa.

Sente  saudades do Brasil? Nas principais cidades, há restaurantes gaúchos (ou argentinos). Podem ir e matar as saudades  devorando a  carne.

Outras recomendações “riquísimas”:   Ocopa Arequipeña, a Papa a la Huancaina, o Ají de Gallina ou o Rocoto Relleno. Frequentem obrigatoriamente os mercados centrais, principalmente o de Cuzco e o de Puerto Maldonado. Frutas obrigatórias a comer são: Capuli, Pacae, Lucuma e Tuna. A 20 km de Cuzco, devem comer obrigatoriamente no distrito de Tipón, o famoso CUY. Também devem comer os pratos elaborados com a Quinua e a Kiwuicha. Frequentem o famoso CHIFA: em todas as cidades sempre há um. Chifa é um espaço de fusão da comida oriental e  peruana. Única no continente… nem em NY se come a comida oriental como no Peru. Posso assegurar. A oferta é impresionante. Dependendo do bolso terão melhores qualidades culinárias. Mas geralmente em todo canto sempre encontrarão -ainda que não necessariamente restaurantes lindos – comida muito saborosa. Querem tomar café da manhã? Sugiro um Caldo de Galinha: sempre há no mercado principal. Logo aí terão sucos dos mais diversos. Em geral, os preços são muito bons, a qualidade é de primeira e quem não gostar da comida peruana, que jogue a primeira língua!

Anúncios

Ações

Information

4 responses

7 02 2010
Carla Nascimento

A-DO-REI este post! Alguns expedicionários que conviveram comigo devem saber por que…rsrsrs O que eu mais gosto no Peru é o Ceviche e o choclo con quezo! Magníficos! Eu, contrariando algumas recomendações repetitivas de nossos coordenadores, não comi pouco não, mas fui muito feliz assim! Ahahahahaha. Passei mal só nas alturas…
Eita expedição inesquecível!

13 02 2010
patrick

É isso mesmo!!a culinaria peruana é muito rica e variada e os sabores!Sou um aficcionado por sabores e pude experimentar de tudo um pouco,tenho saudades de alguns que infelizmente não encontramos aqui no Brasil…mas um dia volto ao Peru e ai repito a minha orgia culinaria novamente!!!

25 02 2010
eduardo baro

Oi, me encantó el resumen de la culinaria peruana

Aqui en Buenos Aires están abriendo todas las semanas nuevos rincones donde degustar esa sabrosa gastronomía !

Y que buen viaje! Lograron adelgazar (emagrecer) como decian en las recomendaciones??

Eduardo Baró, en Buenos Aires

6 03 2010
expedicaointeroceanica

Sí adelgazamos (temporalmente), pues para el viaje es necesario comer lo menos posible, sin exageraciones por supuesto, esto, para evitar durante el trayecto y -principalmente en la altura- como el recorrido es largo uno baja de peso por lo menos de 5 a 7 kilos. Sólo que en Lima, delante de la buena comida… a la vuelta uno los recupera…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: